Foto: Leandro Vieira (Divulgação)
A Arena Digital fará parte da programação da Abertura Oficial da Colheita de Arroz e Grãos em Terras Baixas pelo segundo ano consecutivo. Temas como meio ambiente, sustentabilidade, tributação e finanças serão abordados em painéis e palestras que irão movimentar o espaço que foi sucesso em 2024. O evento ocorre entre terça-feira (18) e quinta-feira (20), na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Palestras
Os impactos das mudanças climáticas para a orizicultura gaúcha será o foco da palestra do diretor e fundador da Kaz Tech e doutor em desastres naturais, Marcos Leandro Kazmierczak, na quarta-feira (19).
– Vai ser mostrada a questão da dinâmica do aquecimento global e o impacto disso na frequência e na intensidade dos eventos extremos no Brasil, que aumentaram 226% nos últimos 30 anos, especificamente no Rio Grande do Sul, houve uma elevação de 191% – explica o palestrante.
Ainda será avaliado o impacto dessas mudanças climáticas na cultura do arroz especificamente, falando sobre os resultados nos 10 municípios de maior produção e abordando como tópico final a questão da irrigação como uma ação de adaptação às mudanças climáticas.
Ainda na quarta, o Country Manager do South Summit Brazil, Wagner Lopes, irá falar sobre inovação tecnológica e as soluções para um agronegócio mais resiliente e regenerativo.
– Essas inovações são fundamentais para enfrentar os desafios climáticos e garantir a segurança alimentar em um mundo em constante mudança. Além disso, a colaboração entre startups, empresas do setor e produtores rurais está catalisando uma transformação sustentável no agro – pontua Lopes.
O painel abordará como a tecnologia e a inovação podem não apenas mitigar os desafios atuais, mas também criar um futuro mais equilibrado para a agricultura e o meio ambiente.
35ª Edição
A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) com correalização da Embrapa e Senar e Patrocínio Premium do Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Para conferir a programação completa e realizar as inscrições, que são gratuitas, acesse o site.
*Com informações de Assessoria de Comunicação da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz)
Leia mais